domingo, 11 de setembro de 2011

Ai! Os brises!

O termo é lindo e delicioso de se pronunciar: brise-soleil. De origem francesa, o nome quer dizer em português quebra-sol. O brise (maneira simplificada de falar) é o mais fantástico e versátil dos ícones da Arquitetura Moderna e foi difundido por Le Corbusier ( o arquiteto que andava de zepelin, o "pai" do modernismo). Por ser um elemento tão marcante, acaba "desenhando" de forma peculiar os edifícios em que são aplicados. Exemplo disso é o Copan, de Oscar Niemeyer. 
Os brises podem ser instalados na vertical ou horizontal, móveis ou fixos, reguláveis ou não, com vários tipos de materiais, como o concreto, madeira, alumínio, dependendo da proteção à incidência solar necessária no edifício.
Enfim, é um elemento arquitetônico lindo e super atual. 

 Copan, São Paulo
 Copan, São Paulo








.Imagens obtidas em pesquisa na Internet.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ai! Os cobogós!

Cobogó é apelido para o tal "elemento vazado", criado aqui no Brasil, que ganhou esse nome numa junção dos sobrenomes dos seus criadores: Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio is.
É um elemento construtivo perfeito, para quando se pretende iluminar e ventilar simultaneamente.
O cobogó foi ícone da Arquitetura na década de 30 tendo sido muito utilizado em áreas de serviço e fachadas. Hoje retorna ao cenário utilizado também como divisórias em áreas internas. Versáteis, são fabricados em diversos tipos de materias, tais como cimento, louça, vidro, metal e conferem aos ambientes um ar retrô-chic, absolutamente apaixonante, não bastasse a memória sensorial de andar em corredores iluminados e fresquinhos dos colégios de antigamente.













Imagens obtidas em pesquisa pela internet.